segunda-feira, 7 de maio de 2018

QUE ASSOLAM NOSSAS VIDAS, TAIS DOENÇAS QUE ACOMPANHAM ESSA PRAGA MUNDIAL OU SEJA A OBESIDADE INTRA ABDOMINAL VISCERAL, SÃO DOENÇAS QUE AFETAM ÓRGÃOS IMPORTANTES COMO, PULMÕES, CORAÇÃO, ARTICULAÇÃO, RINS, PÂNCREAS, FIGADO, E INDUZ ATE AO CÂNCER E DEMAIS ÓRGÃO DE TODA NOSSA ECONOMIA ORGÂNICA E DE FATO PODE LEVAR A SITUAÇÕES IRREVERSÍVEIS SE NÃO FOREM TOMADAS PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS APÓS DIAGNÓSTICO SÉRIO E POR PROFISSIONAL FOCADOS NESSE PROBLEMA DA HUMANIDADE PRINCIPALMENTE.

FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA-ENDOCRINA (NEUROENDOCRINOLOGIA)–GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.

Embora o termo possa parecer datado, "disseminação da meia-idade" é uma preocupação maior do que nunca. À medida que as pessoas passam pela meia-idade, a proporção de gordura para o peso corporal tende a aumentar - mais nas mulheres do que nos homens. Os quilos extras tendem a se estacionar ao redor do meio. Entretanto, perceba que cada vez mais, esse tipo de gordura abdominal – visceral, também ocorre em todas as idades de forma agressiva.
Houve uma época em que poderíamos ter aceitado essas mudanças como um fato inevitável do envelhecimento. Mas agora percebemos que à medida que nossas linhas de cintura crescem, também aumentam nossos riscos para a saúde. A gordura abdominal, ou visceral, é uma preocupação especial, porque é um fator chave em uma variedade de problemas de saúde - muito mais do que a gordura subcutânea, do tipo que você pode segurar com a mão, embora que o fator cumulativo de gordura independente de mudar seu shape trás também comprometimentos articulares entre outros problemas metabólicos e circulatórios. 

A gordura visceral, por outro lado, está fora do alcance, profundamente dentro da cavidade abdominal, onde preenche os espaços entre os nossos órgãos abdominais. A gordura visceral tem sido associada a distúrbios metabólicos e aumento do risco de doença cardiovascular e diabetes tipo 2. Nas mulheres, também está associado ao câncer de mama e à necessidade de cirurgia da vesícula biliar. A identificação não é tão difícil de se perceber, mas seus efeitos colaterais e secundários realmente complicam o diagnóstico que deve ser efetuado por um profissional da área que é o endocrinologista e neuroendocrinologista.
A gordura acumulada na parte inferior do corpo (a forma de pêra) é subcutânea, enquanto a gordura na região abdominal (a forma da maçã) é largamente visceral. Onde a gordura acaba é influenciada por vários fatores, incluindo hereditariedade e hormônios. À medida que a evidência contra a gordura abdominal aumenta, pesquisadores e clínicos tentam medi-la, correlacioná-la com os riscos à saúde e monitorar as mudanças que ocorrem com a idade e o ganho ou perda de peso geral.
A boa notícia é que a gordura visceral reduz com bastante facilidade através do exercício e dieta, com benefícios que vão desde pressão arterial mais baixa a níveis de colesterol mais favoráveis. Gordura subcutânea localizada na cintura - o material que caracteriza a redução pode ser frustrantemente difícil de se mover, mas em pessoas com peso normal, geralmente não é considerada uma ameaça à saúde como a gordura visceral ou gordura central - abdominal. Os cientistas também estão aprendendo que a gordura visceral bombeia substâncias químicas do sistema imunológico chamadas citocinas - por exemplo, fator de necrose tumoral e interleucina-6 - que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Acredita-se que esses e outros compostos bioquímicos tenham efeitos deletérios sobre a sensibilidade das células à insulina, pressão sanguínea e coagulação sanguínea e claramente existe um comprometimento indireto na atividade sexual com diminuição do libido e mecanismo de ereção. 
Pesquisas sugerem que as células adiposas - particularmente as células adiposas abdominais - são biologicamente ativas. É apropriado pensar na gordura como um órgão ou glândula endócrina, produzindo hormônios e outras substâncias que podem afetar profundamente a nossa saúde.

↘Acesse nosso canal deixe seu like!

Embora os cientistas ainda estejam decifrando os papéis dos hormônios individuais, está ficando claro que o excesso de gordura corporal, especialmente a gordura abdominal, perturba o equilíbrio normal e o funcionamento desses hormônios.
Uma razão pela qual o excesso de gordura visceral é tão prejudicial pode ser a sua localização perto da veia porta, que transporta o sangue da área intestinal para o fígado.

Substâncias liberadas pela gordura visceral, incluindo ácidos graxos livres, entram na veia porta e viajam até o fígado, onde podem influenciar a produção de lipídios no sangue. 

↘Acesse nosso canal deixe seu like!


A gordura visceral está diretamente ligada a colesterol total e colesterol LDL (ruim) mais elevados, colesterol HDL (bom) mais baixo e resistência à insulina.

A resistência à insulina significa que as células musculares e hepáticas do seu corpo não respondem adequadamente aos níveis normais de insulina, o hormônio pancreático que transporta glicose para as células do corpo. 
Os níveis de glicose no sangue aumentam, aumentando o risco de diabetes. Levando em consideração o farto material que comprovam esses fatores devemos ficar atentos para este tipo de doença, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, universal, e tomarmos ação preventiva, corrigindo eventuais disfunções metabólicas e hormonais, procurando um profissional que possa nos orientar e corrigir tais disfunções incluindo esse tipo de gordura, que não dispensa de forma alguma a dieta e o exercício.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neurocientista-Endócrino
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

COMO SABER MAIS:
1. Crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG) ​​não têm apenas risco de baixa estatura, mas também poderá ter problemas com o desenvolvimento neurológico e dificuldades comportamentais...
http://hormoniocrescimentoadultos.blogspot.com

2. A terapia estabelecida com altas doses de hormônio de crescimento (GH), tem se mostrado eficaz, não só para a normalização da baixa estatura em criança, infantil, juvenil e adolescente, mas também para o aumento da circunferência da cabeça em crianças PIG...http://longevidadefutura.blogspot.com


3. Dada a associação com baixo peso ao nascer, a circunferência da cabeça era subnormal, pontuações mais baixas sobre as medidas em idade escolar de capacidade cognitiva e maior classificação indicativa de problemas de atenção e hiperatividade...http://imcobesidade.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:

CONTATO: 
Fones: 55(11) 2371-3337 /(11)9.8197-4706 - TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002 

Site Van Der Häägen Brazil

Video

Instagram

 Wordpress

Academia.edu

Google Maps: